Do industrial ao Digital: Dieter Rams e seus 10 mandamentos para o Bom Design
Olá, criativo! Para dar início a este blog, não poderia deixar de falar sobre o nosso querido Dieter Rams — um dos maiores ícones do design industrial, responsável por criar objetos que marcaram o mundo desde a década de 1950. O trabalho de Rams não só influenciou a sua própria geração, mas também moldou boa parte do design que conhecemos hoje, especialmente o design de produtos da Apple. E é sobre esses mandamentos atemporais de Rams que vamos falar neste post!
….uma pausa para a história do design
Ao navegar pela internet, é fácil ver como os mandamentos de Dieter Rams são utilizados no design digital, muitas vezes sem que seus criadores saibam de onde vêm. Esses princípios nasceram no universo do design industrial — o campo dos designers de produtos físicos. Para evitar confusão, vamos adotar uma nomenclatura simples: chamaremos os designers de produtos digitais de Digital Designers (UX/UI) e os responsáveis pelos produtos físicos de Industrial Designers. A confusão sobre o termo Product Designer se dá porque ambos os tipos de design envolvem a criação de “produtos”, mas a principal diferença está na materialidade do que é criado.
Os Industrial Designers — como eu, que acompanharam a chegada da explosao da era digital — sempre desenvolveram produtos físicos. Ao longo do tempo, criaram metodologias e abordagens para aprimorar seu processo criativo, muitas das quais são aplicadas hoje no design digital. Outros exemplos disto sao as abordagem de Humam Centered Design (Krippendorff), e o Design de Experencia do Usuario, proposto por Donald Normam, que se baseavam inicialmente em produtos fisicos do dia a dia (ver o livro – O design do dia a dia (ver livro)!
Gosto de pensar que o Designer Industrial é quase que um irmão mais velho do Design Digital, e por isso as áreas se interceccionam fortemente!
Voltando ao Dieter Rams
Mas quem é Dieter Rams? Ele foi um designer industrial alemão que ficou à frente do departamento de design da Braun por 30 anos, criando produtos icônicos e atemporais. Seus princípios de design continuam sendo referências valiosas, não apenas para designers de produtos físicos, mas também para aqueles que trabalham com design digital. Esses mandamentos são uma verdadeira bíblia do design, e não é à toa que eles influenciam diretamente as linhas de produtos da Apple.
Segundo Rams, o bom design é
1- É inovador
ET 66 Calculator, 1987, por Dieter Rams para a Braun
2- Torna um produto útil
Cylindric T2 – Isqueiro, 1968, por Dieter Rams para Braun
Table Lighter – 1968
3 – É estético
Portable Transistor Radio and Phonograph (model TP 1) – 1959
4- Faz um produto compreensível
606 Sistema de Prateleiras universal, 1960, por Dieter Rams para Vistoe
5- É honesto
L 450 Alto-Falante Flat, TG 60 Gravador de Fitas e TS 45 Unidade de controle, 1962
1964, por Dieter Rams para a Braun
6- É discreto
MPZ 21 Multipress – espremedor de frutas, 1972, feito por Dieter Rams e Jürgen Greubel
7- É durável
RT 20 Rádio Tischuper, 1961, por Dieter Rams para Braun
8- É completo até o último detalhe
Barbeador Braun – Dieter Rams 1951
9- É compatível com o meio ambiente
T 1000 Receptor de rádio, 1963, por Dieter Rams para Braun
10- É o menor design possível – o mínimo de interferência.
L 2 Speaker, 1958, por Dieter Rams para Braun
Mas agora, você deve estar se perguntando: “- Certo, mas e aquela história da Apple…. nao entedi nada! ” !-
Calma lá!
Essa parte guardei para o final! (=
Com o desenvolvimento dos produtos inovadores da Apple, Steve Jobs e sua equipe precisavam de uma referência em produtos. E, como falamos, Dieter Rams foi a referência do design industrial durante muitos anos, aposentando-se apenas em 1998. Seus princípios de design influenciaram gerações de designers, incluindo grandes nomes como Jonathan Ive (industrial design). da Apple. Abaixo, deixei os comparativos entre os produtos da Braun (feitos por Rams) e os lançados pela Apple apatir de 2007…
Braun LE1 -Speaker • 1959 | Apple IMac • 2007
Iphone da Apple • 2007 | Calculator Braun ET66 Dieter Rams • 1987
Braun Transistor Radio T3 • 1958 | Ipod lançado em Braun • 2000.
Os mandamentos de Rams continuam a ser uma referência sólida até os dias atuais, e é por isso, que você, Digital Designer ou um Industrial Designer, deve estar atento a estas diretrizes!
Muitos dos produtos da Apple, como o iPhone, iPad e MacBook, são exemplos claros de como esses princípios são aplicados nas interfaces fisicas e digitais.
Como resumo, postei abaixo um video incrivel feito pela Bauhaus Movement sobre os 10 principios de Rams.
Agora me diga: Voce já sabia dessa história? conhece algum dos produtos de Rams? Sabia que os produtos da Apple foram inspirados em Rams?
Até breve